O Turismo no Paraná

 

    O Estado do Paraná é um dos maiores produtores de grãos do Brasil e há muito tempo tem na agricultura e agronegócio, sua principal vocação econômica. Apesar de possuir uma natureza exuberante com seus três planaltos e serras, nascentes, rios, quedas d'água, canions, biodiversidade preservada graças à produção agrícola sustentável e um dos estados mais cosmopolitas do país com diversas etnias estabelecidas na forma de colônias, o Paraná só começou a despertar para o turismo recentemente. Mesmo contando com destinos turísticos exponenciais conhecidos mundialmente como as cataratas de Foz do Iguaçú, o turismo de negócios e cultura de Curitiba e de seus parques estaduais do Superagüi e de Vila Velha, as demais regiões ainda são pouco conhecidas pelo mercado turístico.

    Então cabe principalmente aos empreendedores, mas também ao poder público, a união de esforços e cooperação para desenvolver o turismo no estado, visto que seu potencial é grande. Graças a iniciativas integradas, projetos e ações vem se multiplicando nos últimos anos e com a localização estratégica do Paraná, ligando através da malha rodo-ferroviária o Brasil ao Mercosul e os demais estados a Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é uma questão de tempo e lógico, também muito trabalho, para consolidar o turismo paranaense.

    Dentre as iniciativas do poder público, o Brasil, seus estados e as regiões dentro destes, receberam identidade turística através do reconhecimento de suas vocações, características históricas e geográficas. O Brasil agora tem uma logomarca sugestiva com todas as suas cores tropicais. O Paraná, como não poderia deixar de ser, está representado por ramos da Araucária. O Paraná está dividido em dez regiões turísticas. Guarapuava é o município pólo da região Centro, chamada "Estradas e Caminhos", pois é o ponto de interligação de todas as demais regiões. Sua rica cultura indígena justificou a criação de uma logomarca que representa a presença marcante de tribos na história da região.

 

     A COOPTUR também atua nas regiões Centro-Sul e Campos Gerais, que tem as respectivas logomarcas: