História Local

 

     O distrito de Entre Rios fica ao sul do município de Guarapuava, localizado na região Centro do Paraná. Com cerca de 864 Km², é um  dos maiores distritos do Brasil. Em 1951 foi colonizado pelos imigrantes "Suábios do Danúbio", povo originário da região Suábia, uma província do estado de Baden-Württemberg, no sul da Alemanha. Em 1720, após 35 anos de lutas do império austro-húngaro para expulsar os turcos otomanos da região leste da Europa, quando estes já estavam prestes a invadir Viena, diversos grupos de emigrantes agricultores partiram dos países que lutaram juntos para ocupar as regiões que ficaram vazias e assim impedirem a reinvasão turca. Os suábios desceram pelo rio Danúbio, partindo da cidade de Ulm na Suábia, e depois de quase dois meses de viagem, chegaram à planícies férteis entre a Hungria, Romênia e na atual Croácia (parte da ex-Iugoslávia). Ali permaneceram por quase 250 anos, transformando aquela região num dos maiores celeiros de grãos da Europa. Preservaram o idioma alemão, suas tradições, costumes e também assimilaram as culturas locais eslavas.

    Entre Rios: do século XIX até metade do século XX, predominava o extrativismo das matas e o uso dos campos nativos para criação extensiva de gado até 1951, para depois serem implantadas a agricultura de alta tecnologia e agroindústrias sustentáveis.

    No final da II Guerra Mundial, o regime comunista expulsou os suábios, que foram acolhidos pela Áustria. Cansados de perseguições e guerras, os suábios decidiram partir da Europa, rumo a outros continentes em busca de um futuro melhor. Assim estão presentes na Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Argentina e no Brasil. No Paraná, 500 famílias suábias compraram terras em Guarapuava (cujo clima e relevo são semelhantes às regiões onde viviam na Europa), trazendo sua experiência cooperativista e sua rica cultura, criaram um projeto de colonização e construíram uma história de trabalho árduo. Com sua vocação agrícola, transformaram a região num pólo de referência em qualidade e produtividade. Possuem maior maltaria da América Latina, uma fábrica de rações, um moinho de alta tecnologia, uma unidade esmagadora de soja e plantam cerca de 150.000 hectares no Paraná.

    A colônia de Entre Rios, de todas as comunidades suábias existentes no mundo é a mais desenvolvida e a que melhor preserva a arquitetura e sua cultura.

   O "Semeador" é o símbolo da colônia de Entre Rios (Suábios do Danúbio).